Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DIA 20 DE JANEIRO, FESTEJOS AOS CABOCLOS DE JUREMA

OKÊ CABOCLO,SALVE A JUREMA SAGRADA!

 Dia 20 de janeiro em terreiros de jurema, umbanda e muitos candomblés(que cultuam caboclos separadamente)é motivo de festas em homenagem  aos nosso amados caboclos. Ocorre nesta data por ser o dia de São Sebastião, santo católico sincretizado ao orixá Oxóssi.
Os santos católicos foram associados aos orixás porque os escravos eram proibidos de cultuar suas divindades, sendo assim por exemplo ,São Jorge  não é Ogum, porém criou-se uma ligação muito forte no Brasil.
Os caboclos são entidades indígenas , os donos da terra que retornam ao mundo material para auxiliar os que necessitam de seus remédios, conselhos, passes e uma infinidade de conhecimentos que chamamos no catimbó-jurema de ciência.
A JUREMA E OS CABOCLOS:
A Jurema por vários motivos  é uma árvore sagrada para os índios , de suas raízes , cascas e outros elementos é preparada a bebida secreta e sagrada dos rituais indígenas , os cachimbos usados em rituais também são confeccionados com troncos dela, muitos remédios ,banhos e outras receitas contém suas partes magicas.
OS CABOCLOS E O CATIMBÓ-JUREMA:
Nossos índios foram os primeiros juremeiros, com suas pajelanças, torés e  outros rituais secretos, deram origem ao nosso Catimbó-jurema, culto nordestino que cultuam os caboclos com grande respeito e intensidade.
No catimbó os caboclos são assentados em troncos, são eles que dão caminhos aos senhores mestres de jurema,é importante lembrar que os catimbozeiros foram os primeiros a cultuar esta falange, sendo assim os caboclos são de origem catimbozeira.
Quando falarem nestas entidades lembre-se logo de nossos índios, assim ficará mais fácil de saber quais são suas preferências, gostos e costumes, elas apreciam um bom fumo de rolo, cachimbos, charutos, vinhos, jurema(bebida)frutas, mel , sementes ,cascas, milho, caças em fim tudo que for de suas tradições .
ALGUNS NOMES DE CABOCLOS E CABOCLAS:
Cobra Coral, Arranca Toco, Pantera Negra ,Tupinaré, Tupinambá ,Rompe Mato, Araribóia, Rei das Matas, Pena Branca, João da Mata, Urubatã, Itajacy, Rei de Urubá, Rio Verde, Ubirajara do Peito de Aço, Rompe Aço, Saraputinga, Rei Canidé , Malunguinho ,Sete Flexas ,Iracema, Jurema, Jupira, Juçara, Yara, Ámelia, Julidiana, Mariana, Jarina, Erondina, Cabocla de Pena, Jureminha, Flôrzinha, Jandira, Jacira, Diana da Mata e uma infinidade de outros nomes.
OFERENDA SIMPLES:Um prato de barro com sete frutas partidas ao meio(melão, mamão ,maça, uvas verdes, goiaba, pêra,manga), regar tudo com mel enfeitando a seu gosto, colocar  um charuto aceso,  um pedaço de fumo de rolo, um cachimbinho de barro com fumo aceso, sete moedas atuais, um vinho tinto doce aberto(derramar um pouco em volta do prato), sete velas brancas ou verdes acesas.
Pode-se enfeitar com fitas verdes, vermelhas e brancas, é importante não deixar sujeira no local e tomar cuidado para evitar incêndios acidentais.
Colocar está oferende em baixo de uma árvore que esteja bem bonita.

8 comentários:

  1. muito bom renan, continue assim: mostrando o quanto nosso culto é bonito e deve ser respeitado! saravá os caboclos! Okê caboclo!

    ResponderExcluir
  2. obrigado grande juremeiro e amigo reginaldo axé

    ResponderExcluir
  3. Querido...bela postagem. admiro sua preocupação pelo resgate cultural de uma Ciência tão rica..parabéns...asé..

    ResponderExcluir
  4. obrigado , axé a vc, que os caboclos guiem a todos

    ResponderExcluir
  5. NINO... Salve os caboclos!!! Salve são Sebastião!!! É isso ai mano, bela postagem, continue divulgando nossa religião!!! Abraço

    ResponderExcluir
  6. Salve meu Irmão!
    Salve Oxosse! Salve os Caboclos! Salve a Jurema!

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo trabalho de divulgação da nossa Religião, são pessoas como você, preocupadas com o resgate cultural, intectual e social, que as religiões afro-brasileiras necessitam.

    Quanto ao tópico em questão, sou suspeito para comentar, haja vista que sou Filho de Oxosse, médium do Glórioso Caboclo Tupinambá, portanto, só tenho que agradecer pelas bênçãos que recebo diariamente desta grande falange de espíritos.

    Para finalizar, quero desejar à Você, seus Filhos, e Todos os Leitores deste blog, que as bênçãos de Pai Oxosse, estejam sempre entre nós, que os Caboclos (as) da Jurema, atirem suas flechas sempre nos direcionando ao Amor, ao Conhecimento, a Fé, a Justiça, a Lei, a Evolução e a Geração, pois assim, estaremos honrando a Jurema!

    Abraços e Saravá.

    Pai Cristiano D´Oxosse
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir